Star Renegades impressiona pelo visual e pelo combate

Desenvolvedor
Massive Damage
Publisher
Raw Fury
Lançamento
08.09.2020
Plataformas
Nintendo Switch, PC, PlayStation 4, Xbox One

Um RPG rogue-lite tático que logo de cara impressiona pelo visual, mas suas qualidades vão muito além dos gráficos.

Desenvolvido pelo estúdio independente Massive Damage e publicado pela Raw Fury (a mesma de Atomicrops, West of Dead e do brasileiro Dandara), Star Renegades incorpora diversos elementos de RPG e rogue-lite de maneira inovadora.

Amor à primeira vista

Há quem reclame que o mercado de jogos está saturado de gráficos pixelizados. Mesmo para esses vai ser difícil não se impressionar com o visual desse game.

Criar uma boa combinação de gráficos 2d com elementos 3d não é tarefa fácil, mas Star Renegades cumpre de maneira impecável. Os cenários e personagens em pixel-art ganham vida com elementos de iluminação e profundidade permitidos pelo 3d.

Seja explorando o mapa ou combatendo um robô alienígena é difícil não se apaixonar pelos gráficos e animações cheios de personalidade desse jogo.

Mapa do jogo em Star Renegades

Mas como funciona?

Em Star Renegades você é o responsável por impedir o Imperium, uma força alienígena que viaja entre dimensões dominando tudo o que encontra. A tarefa não é fácil e ao ser derrotado você terá que voltar ao início. Mas o jogo consegue integrar muito bem as mecânicas rogue-lite com a história. Quando você morre é transportado para outra dimensão em um ponto do tempo em que ainda não foi tudo destruído pelo Imperium. Assim tem outra chance de derrotá-lo.

O game é dividido em planetas e em cada um deles você precisa derrotar os comandantes da força invasora. Além de se preparar para enfrentar um Behemoth que chega em três dias. Para explorar o mapa o jogador escolhe entre caminhos que precisam ser desbloqueados. A cada três bloqueios quebrados o dia chega ao fim e sua party monta acampamento.

Acamapento em Star Renegades

No acampamento cada renegado pode usar cartas para recuperar a vida e conseguir buffs para as próximas batalhas. Há um bom sistema de relacionamento entre os personagens: a cada carta usada em um colega, ambos ganham pontos de afeição que enchem uma barra. Com o progresso no relacionamento os personagens passam a ganhar bônus de status e a poder realizar poderosas habilidades em conjunto.

Ao derrotar o boss do planeta o jogador tem direito a escolher mais um renegado para o acompanhar na campanha. Progredindo no game novas classes são liberadas, o que te ajuda a ter uma party mais diversificada. E aqui encontramos mais um grande acerto do jogo: a variedade de personagens. Cada um possui habilidades bastantes distintas. E saber como combiná-las é fundamental para não se dar mal no combate.

Ah, o combate!

O combate é a estrela do game. Apesar de ser em turnos é muito dinâmico. Tudo gira em torno da linha do tempo mostrada no topo da tela. Cada ataque ou habilidade tem um tempo de execução e pode atrasar a ação do inimigo.

Ao conseguir atacar antes do seu inimigo agir, você executa um crítico, conseguindo causar mais dano e provocando outros efeitos. Se conseguir empurrar a ação do inimigo para fora da barra, ele não fará nada nesse turno.

Combate em Star Renegades

Gerenciar todos esses elementos parece complexo no começo, mas entendendo como funciona a linha do tempo o combate flui muito bem. Não vai demorar até você perceber o quão bom ele é.

Sistema Nêmesis

Star Renegades tem um sistema de inimigos muito semelhante ao que vimos pela primeira vez em Middle-Earth: Shadow of Mordor, de 2014. Cada planeta tem comandantes do Imperium que são promovidos se te vencerem. Caso ele fuja da batalha você o encontrará de novo, dessa vez mais forte.

Sistema Nêmesis em Star Renegades

Esse sistema adiciona mais uma camada ao jogo, que surpreende pela quantidade e qualidade de mecânicas. Não é todo dia que vemos um indie desses.

Há ressalvas

Mas nem tudo são flores no game. A dificuldade poderia ser melhor balanceada. Em certos mapas você passará com facilidade pelos inimigos. Mas ao chegar no boss vai encontrar uma dificuldade muito maior. Às vezes fica a impressão que os inimigos normais não te preparam para o chefe. É nele que você realmente vai precisar mostrar que dominou as mecânicas do jogo.

Veredito

Star Renegades é um jogo lindo, com uma bela trilha sonora e muitas mecânicas que interagem muito bem entre si. Traz ótimas ideias para o combate e tudo que o cerca. Para quem gosta de rogue-lites é um prato cheio. E até mesmo quem não é fã desse tipo de jogo mas gosta de um bom combate em turnos também tem tudo para curtir. Pequenos problemas como o balanceamento da dificuldade não tiram o brilho desse que tem tudo para ser um dos indies mais relevantes do ano.

Star Renegades está disponível para PC (Steam, GOG e Game Pass) e chegará ainda este ano para PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One.

Selo TGR de Qualidade

Prós

  • Gráficos belíssimos
  • Combate delicioso e diferenciado
  • Diversas mecânicas interessantes
  • Faz um bom trabalho em te ensinar a jogar

Contras

  • Dificuldade poderia ser melhor balanceada e pode espantar alguns jogadores
Compartilhe isso:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *