Master chef em Seaside Cafe Story

Desenvolvedor
Studio Namaapa
Publisher
Studio Namaapa
Lançamento
05.11.2020
Plataformas
PC

Seaside Cafe Story é um game de gerenciamento desenvolvido pelo Studio Namaapa. Lançado 5 de Novembro de 2020, esse é um jogo quase casual, que te permite avançar no seu tempo e do seu modo, dessa forma, ele merece sua atenção.

Guilda dos Cozinheiros

Seaside Cafe Story começa com dois netos pedindo à avó uma história, entramos no game por meio dessa história. A avó começa voltando alguns anos, onde você é agora um cozinheiro em uma pequena ilha. e seu objetivo é expandir seu negócio e contribuir com a guilda dos cozinheiros. E apesar de parecer simples, tem muito mais por trás desse objetivo. O jogo vai longe em coisas para melhorar e aprender.

primeiro cafe

Primeiramente, somos introduzidos ao sistema de menu. Podemos pagar pra desbloquear comidas novas e assim definir nosso menu. Ao definir o menu, é necessário ir em busca dos ingrediente de cada prato. Isso envolve compra-los no mercado local, ou avaliar se vale a pena, dependendo do valor do prato, compra-los no mercado de importações. Esse menu contra com pratos principais, secundários e uma terceira categoria para sucos e sobremesas. Tendo uma espécie de árvore de skills para conseguir outros pratos.

Ainda em termos de melhorias, temos nosso XP, que adquirimos fazendo nossos pratos. Esse XP vira pontos que podemos gastar em uma árvore skills com habilidades como: fazer pratos mais rápido, diminuir o tamanho da fila, etc. Além do XP, nós acumulamos reputação e dinheiro. A reputação é o que define nosso avanço real no jogo, pois ela limita eventos e compras, que só são liberados quando temos mais reputação.

Chef ou Empresário?

Aqui entra algo interessante, em Seaside Cafe Story, temos dois modos nos quais podemos jogar. São eles, o modo cozinheiro, onde você ouve os pedidos de cada cliente e tenta prepara-los o mais rápido possível, podendo perguntar mais sobre o que eles querem se eles não forem claros. O jogo até explica: nem todos lêem o menu, mesmo tendo ele bem a mão no balcão. E o modo gerente, onde nós ganhamos menus reputação, porém, só assistimos enquanto os pratos são feitos. Nesse caso, podemos acelerar a velocidade do dia. E ficamos a mercê da IA, que as vezes pode demorar mais do que você para fazer os pratos.

modos de jogo

Nunca ficamos sem um objetivo definido, o jogo passa nos ensinando todos os detalhes que devemos prestar atenção para lucrar mais. Por exemplo, o jornal da ilha anuncia que na próxima semana teremos um evento de doces, por tanto, você deveria estocar ingredientes de doces. Ou essa semana vai chover, chuva afasta clientes então talvez você não precise trazer tantos pratos. Vale citar que, caso alguma comida acabe durante o dia, você pode simplesmente escolher fechar o restaurante.

Publico Alvo

Em Seaside Cafe Story, você pode melhorar seu carrinho inicial para um restaurante de verdade e adquirir decorações. As decorações influem diretamente no seu público alvo. Satisfazendo mais pessoas de uma classe do que de outra. E o jogo inteiro tem essa complexidade, mas que é explicada de forma simples e sucinta. Nesse caso, se você colocar decorações caras, elas provavelmente vão atrair menos clientes mas de classe mais alta, com mais dinheiro e reputação.

decorações

Decorações simples vão atrair o povão, e ai talvez você precise de um ajudante para atender todas as pessoas rapidamente. Esses ajudantes são pagos diariamente e aparecem mais adiante no game, mais especificamente, em sua viagem. Sim, seja você um chef ou um gerente, você sempre precisará de uma folga. O jogo dispõe de um mapa que você pode percorrer com a reputação e dinheiro necessários. Cada local se trata de um evento que te alavancará de alguma forma.

viagem

O jogo possui ainda, uma espécie de painel de controle. Lá você vai encontra informações sobre os clientes, os pratos, as pessoas, enfim, tudo a mão. Se você quer ser o melhor possível e avançar rapidamente, vale a pena conferir as informações que você arrecada por ai.

Master-chef

Vale citar ainda a arte do game, com sua personalidade própria, ela reflete bem o jogo em sí. Tudo nele aparenta ser simples mas tem um toque por trás, e não vi pontas soltas nessas mecânicas pelo que pude jogar. Talvez não seja um super desafio, mas é um jogo casual onde você precisa analisar e pensar bem para ter o melhor resultado possível. A trilha sonora também é incrivelmente agradável e combina com o clima de praia.

O jogo te dá liberdade para definir seu caminho, mas nunca te deixa perdido, com um menu de objetivos no topo direito sempre presente. No mais, tenho que avisar que o game não possui português. Se você quer realmente jogar e já tem alguma familiaridade com jogos de gerenciamento, isso não vai ser um problema. Se você quer aproveitar a história e os diálogos vale a pena ter conhecimento em inglês para curtir 100% do game.

Você pode conferir nossa gameplay abaixo:

E aqui, a página do game no Steam! Como sempre, para mais jogos como esse, confira nosso site na integra.

Prós

  • Jogue como quiser
  • Aparência única
  • Complexo, porém fácil

Contras

  • Pode ser muito casual para alguns
Compartilhe isso:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *