A pérola que é Spiritfarer

Desenvolvedor
Thunder Lotus Games
Publisher
Thunder Lotus Games
Lançamento
18.08.2020
Plataformas
Nintendo Switch, PC, PlayStation 4, Xbox One, Google Stadia

Não é todo dia que encontramos jogos excepcionais, por isso, quando isso acontece, temos que dar a devida atenção a ele. Spiritfarer é uma pérola em um mar de jogos indies, ou como a Thunder Lotus diz, um game qualidade AAA com alma de indie, e é por isso que ele merece todo o seu tempo. Quer descobrir porque? Vamos em frente!

Guia honorário de almas

Em Spirifarer você é o sucessor de Caronte. Sim, o barqueiro do submundo, que é responsável pelas almas dos mortos e por sua travessia. Estamos no comando da personagem Stella e de seu companheiro gato, Daffodil. A proposta do jogo intriga e muito. E como logo percebemos, somos bastante diferentes do nosso antecessor, muito mais coloridos e alegres. Uma boa mudança, assim espero. Durante sua jornada você irá encontrar almas de conhecidos, e precisará ajudar a realizar seus pedidos, para que a alma possa partir. Ou seja, nesse sentido, estamos falando, sim, de um jogo de gerenciamento!

tortuga spirifarer

No controle de Stella você estará inteiramente responsável pela segurança e felicidade das almas a bordo do seu barco. Elas irão fazer pedidos e você terá de realiza-los. Estranhamente, almas penadas também precisam comer, ou seja, isso inclui construir uma horta, pescar e preparar comidas. Quando eles estiverem tristes, você pode começar a conversa com um abraço. E no seu tempo livre, pode farmar dinheiro e peças para melhorar seu barco e evoluir o espaço para outras construções que deixam todos mais alegres.

Travessias

No game você controla seu barco livremente pelo mapa, escolhendo em quais locais ir primeiro. Fazer as quest principais, juntar recursos ou não. Enfim, você é o dono de sua jornada. Jornada essa que vai de 20h a 42h dependendo do quanto de coisas você pretende fazer no game. O mais interessante é que, como nosso velho amigo Caronte cita, nada é mais importante do que a missão de fazer a travessia das almas para o outro lado. Isso quer dizer que, se você esquecer algo na cozinha, seu barco não vai pegar fogo e a comida não vai estragar, se você esquecer de aguar a horta, suas frutas não vão apodrecer, e ai por diante.

modo de construção spiritfarer

Isso significa mais liberdade para extrair o que você quiser do jogo. Você pode decidir tornar seu barco uma verdadeira fortaleza construindo todos os upgrades e todas as construções. Ou pode construir só o necessário e focar nas missões dos seus passageiros. A exploração de recursos também existe, e é bastante interessante. Em certas ilhas do mapa é possível adquirir itens como madeira e pedra. Em locais de naufrágios outros recursos podem ser encontrados a deriva. Ainda existe uma porção de mercadores, vendendo todo tipo de quinquilharia e facilitando sua jornada.

Lindo de morrer

Se você ainda não percebeu, além de tudo, o jogo é LINDO. Simplesmente o indie mais bonito que vi esse ano, sem dúvidas. Além do mais, ele é leve e roda muito bem na maioria dos PCs. A trilha sonora também é perfeita, no estilo, você nem nota ela até ela querer ser notada. A movimentação funciona bem e os comandos são simples. Apesar do barco gigante, tudo está ao seu alcance, e logo você está com muito mais coisas para administrar do que pensou inicialmente.

spirifarer

Se tudo isso ainda não foi o suficiente para te convencer, talvez essa gameplay dê conta do recado. Um pouco mais da primeira hora do game, onde já é possível perceber como as coisas vão funcionar na história e as principais mecânicas. No nosso site você encontra outros game sensacionais como esse, e no Youtube também 

Selo TGR de Qualidade

Prós

  • Traços belíssimos com atenção a detalhes
  • Personagens envolventes
  • Múltiplas mecânicas que se integram bem
  • Temática bem explorada

Contras

  • Micro-gerenciamento pode cansar um pouco
  • Alguns becos sem saída
Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *